sexta-feira, 24 de junho de 2011

Feriado de Corpus Christi

Vale a pena refletir sobre o feriado deste 23 de junho. De um lado Católicos Romanos em sua tradicional procissão de Corpus Christi, de outro os evangélico/pentecostais e neo-pentecostais em sua poderosa Marcha pra Jesus. Eventos que nos colocam diante de dados um tanto interessantes. Se contabilizarmos o número de pessoas que participaram dos eventos ficaremos admirados. Um dos lideres neo-pentecostais disse a um telejornal, todo orgulhoso, ser essa a maior Marcha pra Jesus do mundo. Interessante!
Segundo dados conhecidos por todos, somos o pais mais católico do mundo, tendo agora a maior Marcha pra Jesus do mundo, entre outros dados e ainda somadas aos membros das denominações mais discretas, chegaremos a seguinte conclusão: somos o país mais cristão do mundo. Fantástica está conclusão!!!
A questão que se levanta na contramão deste dado é os desafios enfrentados por esse país: violência, corrupção(não só na política, mas inclusive nas igrejas) desigualdade social, deficiência nos sistemas de saúde e educação, etc. Não podemos é claro cair no erro de dizer simplesmente que tudo está errado, mas esses dados no mínimo nos fazem refletir sobre o fato de sermos o país com maior número de cristão do mundo.
É fácil dizermos que somos cristãos, que estamos ligados a alguma denominação cristã, como diriam aqui regionalmente ser “sócio da igreja”, é fácil participar de eventos como o de ontem, no próprio movimento de Jesus, a tantos mil anos atrás, tinha uma multidão de pessoas, mas um grupo muito reduzido de comprometidos com a causa.  O importante é nos desafiarmos a nós mesmos, já que nos consideramos cristãos, discípulos de Cristo, e multiplicarmos em nossa sociedade ações a favor da vida, em defesa da justiça e paz para todos, em trabalhos pela superação da fome e miséria, etc. Ações defendidas e praticadas por nosso Mestre.
Quando essas ações se multiplicarem aí sim poderíamos até nos orgulhar, embora que toda a honra e glória deve ser sempre de Deus e não nossa!!!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe.

Rev. Arc. Antônio Ryscak

Nenhum comentário: