terça-feira, 23 de junho de 2009

NÃO PONHAIS UMA LÂMPADA DEBAIXO DE UMA VASILHA

Jesus ao instruir seus discípulos lhes advertia que “ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa” (Mt 5, 15). O apostolo Paulo, instruía a comunidade de Corinto dizendo: “visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da Igreja” (ICor 14, 12) também advertiu a Timóteo para que este “não seja negligente para com o dom que havia recebido de Deus” (Cf. ITm 4,14). Deus ao nos capacitar com determinado dom espera algo de nós, ou seja, se possuímos um dom é para alguma utilidade.
Ao estarmos recebendo um dom ou carisma de Deus, estamos recebendo uma qualificação para agirmos na realidade onde estamos, para a edificação da Igreja e para a construção de um mundo mais justo e digno.
Na Região Diocesana Noroeste podemos com alegria destacar que em meio a inúmeras dificuldades, temos visto a manifestação dos dons de Deus. É maravilhoso ver pessoas humildes colocando seus dons e carismas a serviço da Igreja, tanto para a missão como para a estruturação e sustento das comunidades. Trazem ideias brilhantes e se empenham na abertura de novas comunidades - exemplo disso é a comunidade da cidade de Crissiumal e a comunidade de Cachambú, interior do município de Três Passos – bem como, na promoção de eventos que arrecadam fundos para o sustento do trabalho pastoral.
Além destes exemplos locais, já partilhamos através de outros artigos deste blog, o empenho e participação de pessoas e comunidades de outras regiões diocesanas. Onde destacamos o apoio financeiro recebido das demais regiões diocesanas, as visitas de reverendos e eclesianos de outras comunidades que vem partilhar em nossa região seus dons e carismas. Podendo citar: logo no início de nosso trabalho junto à região o Revdo. Paulo Duarte, que celebrou nas diversas comunidades; as várias vezes que os Revdos. Rodimar Pinto Lopes e Ana Maria Esvael Lopes aqui estiveram partilhando seus ministérios; a Seminarista Elaine Nascimento que esteve partilhando seu ministério junto a UMEAB Diocesana; neste dia seis de junho também esteve na comunidade Espírito Santo, a Srª Débora Esvael Lopes Ferreira, partilhando seu dom e auxiliando-nos no louvor. Débora que faz parte do ministério de louvor da Matriz do Crucificado de Bagé. Em quase todos estes casos, as pessoas estavam de férias na região, mas ao serem convidados não deixaram de partilhar seus dons, colocando-os a serviço e para a edificação da Igreja.
Uma Igreja mais viva e atuante, e uma sociedade mais semelhante ao reino celestial, só será possível quando estivermos dispostos a colocar a serviço de Deus, de sua Igreja e dos outros os dons e carismas com os quais fomos capacitados. Quando Deus nos concede determinada capacitação, não é para guardarmos e retermos para o nosso próprio proveito, pois seria semelhante a acender uma lâmpada debaixo de uma vasilha, e sim, para sermos seres humanos melhores e realmente dignos de sermos chamados filhos de Deus.

Algumas fotos dos exemplos citados acima:

Nenhum comentário: