domingo, 17 de agosto de 2008

LAMBETH 2008: DIÁLOGO DEVE CONTINUAR

A Catedral de Cantuária pareceu pequena para a celebração eucarística de encerramento da XXIV Conferência de Lambeth, realizada entre 16 de julho e 03 de agosto, no campus da Universidade de Kent. Após o encerramento da sessão plenária na grande tenda, o Arcebispo de Cantuária concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, expressando sua alegria de que os propósitos da Conferência haviam sido alcançados. Segundo ele, os bispos que atenderam ao chamado de se reunir e refletir sobre seu papel e sua missão alcançaram um largo consenso em torno de muitos temas. Os temas de justiça e compromisso com uma sociedade sustentável e solidária mobilizaram os bispos e esposas reunidos na cidade de Cantuária.
Em relação aos temas em que não se pode apontar um consenso mais visível, como os relacionados à questão da sexualidade humana, os bispos manifestaram o desejo de continuar juntos, buscando compreender sua complexidade e se comprometeram a continuar um sincero processo de escuta. “Nós não resolvemos todos os nossos problemas, mas as peças estão sobre a mesa”, disse o Arcebispo na coletiva. Um documento de 42 páginas, denominado Reflexões sobre Lambeth 2008, foi o resultado dos múltiplos processos de diálogo ocorridos na Conferência. Estudos bíblicos, grupos de reflexão – chamados indaba - plenárias e muita conversa franca e honesta levaram à confecção desse que é um documento para a Comunhão Anglicana e para o mundo de maneira geral.
O encerramento da Conferência na Catedral foi um momento histórico de reafirmação da unidade. Talvez o mais emocionante momento tenha sido, após a Eucaristia, a colocação no altar da capela destinada aos mártires da Igreja dos nomes dos sete missionários melanésios que deram suas vidasem meio aos conflitos étnicos naquele país em 2003. Um grupo de irmãos das ordens religiosas daquele país cantaram em unissono a litania dos santos e márites, ecoando por uma Catedral reverentemente silenciosa diante desse testemunho.
Nossos bispos voltam agora para casa. Temos a esperança de que a experiência de Lambeth possa contribuir para que seus ministérios nas suas dioceses sejam a afirmação do diálogo, da busca constante da vontade de Deus e a capacitação do povo para o testemunho cristão em nossa Província.
O Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva é o
Secretário Geral da IEAB

Nenhum comentário: