segunda-feira, 21 de março de 2011

Sagração do Bispo Dom Francisco de Assis da Silva

A Região Diocesana Noroeste se fez representada com um grupo de eclesianos e seu arcediago na Celebração de Sagração do nosso novo bispo diocesano. A sagração aconteceu neste dia 20 de março, em nossa Catedral do Mediador em Santa Maria-RS.
O Ofício contou com a presença de todos os bispos anglicanos em atividade no Brasil, [Dom Maurício Andrade(Bispo de Brasília e Primaz da IEAB); Dom Orlando de Oliveira(Porto Alegre); Dom Filadelfo Neto(Rio de Janeiro); Dom Naudal Gomes(Curitiba); Dom Sebastião Gameleira(Récife); Dom Saulo Barros(Belém); Dom Renato Raatz(Pelotas); Dom Roger Bird(São Paulo)], dois bispos eméritos, [Dom Clóvis Rodrigues e Dom Almir dos Santos], o bispo do exterior [Dom Julio Murray, Diocese do Panamá; Dom Miguél Tamayo, Diocese do Uruguai e Dom Gilberto Porcal, Sufragâneo do Uruguai]. Nosso atual bispo diocesano Dom Jubal Pereira Neves não pôde se fazer presente devido ao seu estado de saúde. Também contamos com a presença do bispo diocesano da Igreja Católica Romana de Santa Maria, Dom Hélio e o bispo católico presidente do CONIC regional, Dom Sinésio. Além de muitos clérigos e clérigas tanto do Brasil como do exterior, bem como representantes ecumênicos da ICAR e da IECLB. E dando sentido à celebração um belo número de leigos e leigas provindas de diversas comunidades de diversas partes do Brasil.
Uma bela festa da Igreja, onde fomos desafiados e chamados através da liturgia e da Palavra a prática do verdadeiro cristianismo em união aos irmãos de outras denominações cristãs e não cristãs. O pregador Revdo. Côn. Michel Pollesel, Secretário Geral da Igreja do Canadá, nos fazia refletir a partir dos textos bíblicos sobre nossa vocação a qual assumimos no nosso Batismo. Seja por palavras ou gestos devemos proclamar a Palavra do Senhor, esse é o mandato que recebemos do Mestre Jesus Cristo.
O lema do Episcopado de Dom Francisco do Assis é “...E andai em amor, assim como Cristo vos amou..”. Através do qual somos chamados a viver em amor em nossas relações seja dentro ou fora da Igreja, lembrando sempre do grande exemplo de vida deixado por Jesus Cristo que amou até os seus inimigos, amou e ama a todos nós, mesmo sendo pecadores. Isso quer dizer amor incondicional, o que na minha opinião nos dá a condição de imagem e semelhança de nosso Criador.

Dom Francisco em suas palavras de agradecimento dirigidas a todos os presentes no local onde foi servido o almoço, reforçou a sua visão ecumênica, acolhendo pessoas cristãs de outras denominações, bem como, pessoas de outras religiões. Também, nos deixou o pedido para que como clérigos e leigos ligados a Diocese Sul Ocidental trilhássemos juntos com ele a missão que recebe, pedindo paciência, pois não está plenamente preparado dentro da condição de bispo/pastor e se colocou a disposição pra estar crescendo e amadurecendo dentro deste ministério de mãos dadas com todos.
Enfim foi uma bela festa que marca o início de um momento novo dentro de nossa Diocese. Que Deus, nosso Senhor, envie sobre o novo Bispo, todo o clero e eclesianos a Luz de seu Santo Espírito, para que unidos uns aos outros consigamos cumprir a Missão que Ele nos confia.  

Acompanhemos algumas fotos:
Prefação dirigida pelo Rev. Arc. Antônio Ryscak
Dom Francisco sendo acolhido com palmas
Delegação da Região Diocesana Noroeste presente na Sagração

Nenhum comentário: