terça-feira, 7 de abril de 2009

Ide depressa e anunciai: Cristo Ressuscitou

Ainda estamos vivendo a semana santa. Passo a passo vamos revivendo os últimos acontecimentos do ministério terreno de Jesus. Vamos revivendo o gesto de amor que Cristo fez por cada um de nós. Mas, qual é o real significado deste gesto?
Jesus andou proclamando, através de gestos e palavras, o Reino de Deus. Isso acontece durante um espaço de tempo de três anos. Neste período Ele escolheu e preparou pessoas que pudessem levar ao mundo todo a sua mensagem.
Em toda sua caminhada vemos a Jesus defendendo a vida e a dignidade de todo ser humano. Sempre se opondo contra todo tipo de mal. Mas, era muito difícil convencer as pessoas que sua mensagem era verdadeira e que Ele era o enviado do Pai – o Messias prometido. E para reforçar sua mensagem faz entre nós inúmeros sinais, sete destes estão descritos no Evangelho segundo São João: 1° Núpcias de Caná (2,1-12); 2° Cura do filho do funcionário real (4,46-54); 3° Cura de enfermo na piscina de Betesda (5,1-18); 4° A multiplicação dos pães (6,1-15); 5º Jesus caminha por sobre o mar (6,16-21); 6º Cura do cego de nascença (9,1-41); 7º Volta à vida de Lazaro (11,1-44). Demonstrando controle sobre as leis naturais, Jesus nos mostra que realmente é o enviado do Pai. É importante nos lembrarmos de sua advertência: “Por que viste creste. Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20,29).
Mas, o sinal por excelência nós começamos a reviver nesta sexta-feira santa: Paixão, Morte e Ressurreição. Os poderosos, ao verem Jesus morto no madeiro, se acharam vitoriosos. Porém, para sua surpresa, nem o poder romano (os guardas), nem a enorme pedra que vedava o sepulcro e nem a morte, puderam deter o Enviado do Pai. Os guardas fugiram de medo, a pedra foi removida, a morte foi vencida. Por isso, da missão confiada pelo anjo as mulheres: “Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que Ele ressuscitou dos mortos”. Eles precisavam crer, pois eram seus principais seguidores e deviam anunciar ao mundo todo a Boa Nova da Salvação.
A ressurreição é o fundamento do cristianismo. Nas palavras do Apostolo Paulo: “se ele não ressuscitou, nossa fé e nossa pregação são vãs”. Nada existe capaz de nos afastar desta verdade, que Jesus “foi crucificado, morto, e sepultado... ressuscitou ao terceiro dia: subiu ao Céu, e está sentado a mão direita de Deus Pai” (Credo dos Apóstolos).
“Deus não nos ama porque Cristo morreu por nós; Cristo morreu porque Deus nos amou. É a ira de Deus que necessitava ser propiciada, é o amor de Deus que fez a propiciação”(John Stott). O amor de Deus por nós se manifestou na Cruz. É esse amor que nos trouxe a salvação. É responsabilidade de todos nós que nos consideramos cristãos, não guardar essa benção maravilhosa para nós mesmos, mas anunciar ao mundo todo e sem cessar: Cristo Ressuscitou e concede salvação a todo aquele que o reconhece como seu Rei e Salvador.
A Comunidade Espírito Santo, Igreja Episcopal Anglicana de Horizontina estará celebrando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Sexta-Feira da Paixão – Ofício dos Pregos as 19hrs e Domingo da Ressurreição – Culto e Café Pascal as 9hrs. Venha reviver conosco o maior gesto de amor que alguém poderia realizar por nós.

Nenhum comentário: